Você está aqui: Página Inicial / Publicações / Boletim Trimestral de Estatísticas Fiscais do Governo Geral / Boletim Trimestral de Estatísticas Fiscais do Governo Geral - 2022 - 3° Trimestre

Boletim Trimestral de Estatísticas Fiscais do Governo Geral

Histórico

Períodicidade: Trimestral

3° Trimestre

Publicado em  
Boletim

Estatísticas trimestrais de finanças públicas de Governo Geral (composto pelo Governo Central, Estados e Municípios) são compiladas de acordo com a metodologia definida pelo Manual de Estatísticas de Finanças Públicas (MEFP 2014), em inglês Government Finance Statistics Manual (GFSM 2014), elaborado pelo Departamento de Estatísticas do Fundo Monetário Internacional - FMI.

Para acessar a série trimestral e anual clique aqui.

No 3º trimestre de 2022, a necessidade líquida de financiamento do Governo Geral alcançou 4,6% do PIB, ante 0,9% do PIB no mesmo período do ano anterior. Esse resultado se deve ao aumento nominal de 22,7% da despesa do Governo Geral em relação ao mesmo período de 2021, não totalmente compensado pelo crescimento de 12,6% da receita.

Em termos de porcentagem do PIB, a receita diminuiu 0,1 p.p. em relação ao mesmo período do ano anterior, passando de 40,4% para 40,3% do PIB no 3º trimestre de 2022. Destaque para arrecadação de impostos que caiu de 24,1% do PIB para 23,2% do PIB, com queda mais significativa nos impostos sobre bens e serviços, influenciada pela redução da tributação federal e estaduais sobre combustíveis.

A despesa total do Governo Geral totalizou 44,9% do PIB no 3º trimestre de 2022, o que representa um aumento de 3,6 p.p. em relação ao mesmo período do ano anterior, quando alcançou 41,3% do PIB. Os gastos passaram de 41,8% do PIB no terceiro trimestre de 2021 para 44,2% do PIB no mesmo trimestre de 2022 enquanto o investimento líquido passou de um percentual negativo de 0,5% do PIB para um percentual positivo de 0,6% do PIB no mesmo período.

No que se refere aos gastos, à exceção do gasto de juros, que apresentou uma queda de 0,7 p.p. do PIB, todas as outras contas permaneceram estáveis ou tiveram acréscimo no 3º trimestre de 2022 quando comparado ao mesmo período de 2021. Destaque para a remuneração de empregados (aumento de 1,1 p.p. do PIB) e benefícios previdenciários e assistenciais (aumento de 0,8 p.p. do PIB).

O resultado do investimento líquido em ativos não financeiros, por sua vez, é explicado pelo aumento nominal da aquisição de ativos não financeiros (111,2%), aumento do consumo de capital fixo (9,7%) e queda na venda de ativos não financeiros (5,0%). A elevação no investimento líquido foi influenciada pelos investimentos realizados pelos governos estaduais e municipais em projetos de infraestrutura como, por exemplo, a conservação e manutenção da malha viária, ampliação de frota e estruturação das edificações públicas.

A decomposição por esfera de governo da necessidade de financiamento de 4,6% do PIB do Governo Geral indica que esse valor deriva da necessidade de financiamento das três esferas de Governo ( 3,6%, 0,7% e 0,3% do PIB, para Governos Central, Estaduais e Municipais, respectivamente) no terceiro trimestre de 2022.

Download (application/pdf - 1.4 MB)

Itens de Transparência Relacionados