Você está aqui: Página Inicial / Publicações / Relatório de Projeções da Dívida Pública / Relatório de Projeções da Dívida Pública - 2021 04 29

Relatório de Projeções da Dívida Pública

Personalizado

Publicado em  
Relatório

Relatório que traz projeções para dívida pública brasileira, em especial nos conceitos de Dívida Bruta do Governo Geral (DBGG) e Dívida Líquida do Setor Público (DLSP) para análises de sensibilidade e sustentabilidade da dívida. Além disso, contém projeções sobre os principais determinantes dessas estatísticas (necessidade de financiamento e juros).

Este relatório traz as projeções para a trajetória da dívida pública no período 2021-2030, considerando tanto a Dívida Bruta do Governo Geral (DBGG) quanto a Dívida Líquida do Setor Público (DLSP), além de indicadores fiscais relacionados, como a necessidade de financiamento do setor público (NFSP), também conhecida como déficit nominal, e os juros da dívida pública. Decompõe-se os principais fatores de variação da DBGG e DLSP entre 2019 e 2020 e a expectativa para o ano corrente. São apresentadas simulações sobre três importantes variáveis para a dinâmica da dívida: a taxa de juros, o resultado primário e o PIB, além de simulações que demonstram a importância das políticas em curso com efeitos de redução da dívida, como os pagamentos antecipados dos empréstimos do Tesouro Nacional às instituições financeiras federais e a possibilidade de revisão da política de benefícios tributários. Por último, o relatório traz uma análise do primário requerido para se alcançar diferentes patamares de endividamento.

Relatório de Projeções da Dívida Pública - 2021 Nº 1 - 26/10/2021 - 15h11 (atualização).

Em 2021, o Relatório de Projeções da Dívida Pública mudou sua periodicidade para semestral. A edição no 1/2021 foi publicada em abril e a no 2/2021 tem previsão para novembro, excepcionalmente.

Download (application/pdf - 1.1 MB)