Você está aqui: Página Inicial / Publicações / Relatório de Projeções da Dívida Pública / Relatório de Projeções da Dívida Pública - 2021 11 29

Relatório de Projeções da Dívida Pública

Histórico

Personalizado

Publicado em  
Relatório

Relatório que traz projeções para dívida pública brasileira, em especial nos conceitos de Dívida Bruta do Governo Geral (DBGG) e Dívida Líquida do Setor Público (DLSP) para análises de sensibilidade e sustentabilidade da dívida. Além disso, contém projeções sobre os principais determinantes dessas estatísticas (necessidade de financiamento e juros).

Este relatório traz as projeções para a trajetória da dívida pública no período 2021-2030, considerando tanto a Dívida Bruta do Governo Geral (DBGG) quanto a Dívida Líquida do Setor Público (DLSP), além de indicadores fiscais relacionados, como a necessidade de financiamento do setor público (NFSP), também conhecida como déficit nominal, e os juros da dívida pública. Mostra graficamente como a expectativa de DBGG/PIB ao final de 2021 mudou nos últimos 12 meses e apresenta uma decomposição com o impacto de cada um dos fatores que explicam a melhora das projeções. São apresentadas simulações sobre três importantes variáveis para a dinâmica da dívida: a taxa de juros, o resultado primário e o PIB. Por último, o relatório traz uma análise do primário requerido para se alcançar diferentes patamares de endividamento. 

Download (application/pdf - 2.1 MB)

Anexos