RFC - Relatório Foco em Custos
Histórico
Períodicidade: AnualAnual
O Relatório Foco em Custos (RFC) faz parte do esforço do Tesouro Nacional de oferecer à sociedade instrumentos de transparência acerca do uso dos recursos públicos, bem como fomentar entre os gestores governamentais o uso da informação de custos de forma alinhada às melhores práticas de governança pública. A publicação apresenta uma visão geral dos custos do Governo Federal, bem como rankings de desempenho sobre a qualidade da informação de custos, com o objetivo de fomentar a gestão de custos pelos órgãos públicos.
O RFC de 2019 (publicado em 2020) foi lançado com o nome de BFC - Anual.
Nesta edição, em linha com as alterações realizadas no Boletim Foco em Custos do 2º Semestre de 2022, houve melhorias na mensuração e evidenciação dos custos agregados do Governo Federal. A dívida pública, cujo custo é apurado a partir das VPD, passou a ser apurada líquida das variações patrimoniais aumentativas – VPA relacionadas a variações monetárias e cambiais provenientes de oscilações do Real (R$) em relação a índices de preços e à cotação de moedas estrangeiras. As categorias de classificação foram revistas para que as VPD nelas contidas reflitam adequadamente os recursos consumidos. Dessa forma, os custos com Sentenças Judiciais (Precatórios e Requisições de Pequeno Valor) foram agrupados numa natureza específica tanto por pertencerem ao custo de produção de períodos anteriores quanto por terem alcançado valores significativos nos últimos anos. Além disso, a análise da evolução do desempenho do conjunto das notas dos rankings foi elaborada com dois cenários: o primeiro traz a evolução entre 2019 e 2022, entendida como apresentando o efeito acumulado até 2022 desde a implementação dos rankings em 2019; e o segundo, a evolução entre 2021 e 2022, apresentando o efeito incremental no período.
Anexos
- Anexo 1 - Classificações em Detalhes.xlsx (application/vnd.openxmlformats-officedocument.spreadsheetml.sheet - 28.0 KB)