Você está aqui: Página Inicial / Publicações / Boletim Trimestral de Estatísticas Fiscais do Governo Geral / Boletim Trimestral de Estatísticas Fiscais do Governo Geral - 2023 - 3° Trimestre

Boletim Trimestral de Estatísticas Fiscais do Governo Geral

Histórico

Períodicidade: Trimestral

3° Trimestre

Publicado em  
Boletim

Estatísticas trimestrais de finanças públicas de Governo Geral (composto pelo Governo Central, Estados e Municípios) são compiladas de acordo com a metodologia definida pelo Manual de Estatísticas de Finanças Públicas (MEFP 2014), em inglês Government Finance Statistics Manual (GFSM 2014), elaborado pelo Departamento de Estatísticas do Fundo Monetário Internacional - FMI.

Para acessar a série trimestral e anual clique aqui.

No 3º Trimestre de 2023, a necessidade líquida de financiamento do Governo Geral chegou a 6,4% do PIB, ante 4,6% do PIB no mesmo período do ano anterior. Esse resultado se deve ao aumento nominal de 8,96% da despesa e de 4,45% da receita do Governo Geral em relação ao mesmo período de 2022.

A decomposição por esfera de governo da necessidade de financiamento de 6,4% do PIB do Governo Geral revela que esse valor deriva da necessidade de financiamento do Governo Central (5,0% do PIB), dos Governos Estaduais (1,1% do PIB) e dos Governos Municipais (0,3% do PIB) no 3º trimestre de 2023.

Download (application/pdf - 493.8 KB)

Itens de Transparência Relacionados