Você está aqui: Página Inicial / Publicações / Manual de orientação para cálculo do WACC / Manual de orientação para cálculo do WACC - 2023

Manual de orientação para cálculo do WACC

Publicado em  
Manual

Manual que orienta e exemplifica sugestão de implementação da Metodologia de Cálculo do WACC, sigla em inglês para Weighted average cost of capital, ou Custo Médio Ponderado de Capital,  do Ministério da Fazenda[1].

O documento que tem por objetivo delinear diretrizes metodológicas propositivas para estimativas de taxas de desconto que poderão ser utilizadas nos cálculos de valoração do benefício econômico vinculado à concessão de ativos de infraestrutura do governo federal à inciativa privada, aplicada inicialmente para o caso de aeroportos, ferrovias, rodovias, terminais portuários e geração de energia elétrica.

O presente manual serve de orientação e exemplificação de como implementar a Metodologia de Cálculo do WACC do Ministério da Fazenda, publicada em 2018. O passo-a-passo aqui apresentado, inclusive com as fontes de dados utilizadas, é apenas uma das possíveis formas de implementação da Metodologia de Cálculo do WACC, e é apresentado aqui de forma exemplificativa. A depender das necessidades específicas e da disponibilidade de informação por parte dos usuários, outras formas de implementação como também outras fontes de informação podem ser utilizadas, sem prejuízo dos conceitos apresentados pela Metodologia de Cálculo do WACC. Considerando que não há obrigação legal ou normativa para cálculo da taxa pelo Ministério da Fazenda, o objetivo desta publicação é facilitar a replicação das diretrizes metodológicas por órgãos setoriais, agências reguladoras ou outros atores com interesse na matéria. 

São também disponibilizadas, em anexo, planilhas modelo para cálculo e exemplos de notas técnicas elaboradas em conformidade com a Metodologia de Cálculo do WACC.

Download (application/pdf - 505.5 KB)

Anexos

Itens de Transparência Relacionados