Você está aqui: Página Inicial / Publicações / Manual Simplificado de Ordens Bancárias / Manual Simplificado de Ordens Bancárias - 2023 12 22

Manual Simplificado de Ordens Bancárias

Histórico

Personalizado

Publicado em  
Manual

O Manual Simplificado de Ordens Bancárias tem como objetivo orientar os gestores públicos federais acerca dos principais procedimentos relativos à realização de pagamentos por meio do SIAFI.

O pagamento é a terceira e última etapa da execução da despesa. No governo federal o pagamento é realizado por meio do SIAFI, com a emissão de Ordem Bancária-OB, documento que possui várias espécies e características próprias, variando de acordo com o tipo de pagamento a ser realizado.

Com linguagem simplificada e objetiva, o gestor terá acesso rápido e fácil às ordens bancárias mais utilizadas e será capaz de identificar o tipo de ordem bancária a ser utilizada para cada tipo de pagamento.

O Manual está organizado em duas partes. A primeira trata das regras gerais e é relevante que seja lida, independentemente da ordem bancária a ser utilizada. Já a segunda parte, que contém informações mais específicas, pode ser consultada mais objetivamente, indo direto ao tipo de OB a ser emitida.

Para mais informações sobre Ordens Bancárias, acesse essa página.

Versão atualizada em 22/12/2023

Download (application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document - 4.4 MB)

Itens de Transparência Relacionados

registrado em: