Você está aqui: Página Inicial / Publicações / Relatório de Projeções Fiscais / Relatório de Projeções Fiscais - 2023 - 2° Semestre

Relatório de Projeções Fiscais

Histórico

Períodicidade: Semestral

2° Semestre

Publicado em  
Relatório

O Relatório de Projeções Fiscais traz projeções para as principais variáveis fiscais da União para um horizonte de 10 anos. São apresentadas estimativas desagregadas para as receitas e despesas primárias, assim como para o Resultado Primário do Governo Central e para o Setor Público, além de cenários para dívida pública brasileira, em especial nos conceitos de Dívida Bruta do Governo Geral (DBGG) e Dívida Líquida do Setor Público (DLSP).

O documento também traz análises de sensibilidade e sustentabilidade da dívida e projeções sobre os principais determinantes dessas estatísticas (necessidade de financiamento e juros).

Em sua quarta edição, este Relatório de Projeções Fiscais apresenta e discute projeções de 10 anos para as principais variáveis fiscais da União. Além do conteúdo recorrente deste relatório, tem-se a inclusão de boxes em que são apresentadas análises específicas em voga nas discussões econômico-fiscais. Em especial, são analisados o conceito de Receita Líquida Ajustada (RLA), que é a referência para o cálculo do limite de despesas do novo arcabouço fiscal; as projeções de sentenças judiciais frente à recente decisão do STF; a evolução das despesas de pessoal; as medidas de receitas enviadas com o PLOA 2024; e a evolução das despesas discricionárias em cenários alternativos para os gastos mínimos em educação e saúde.

As projeções do cenário de referência do relatório consideram as novas regras estabelecidas no Regime Fiscal Sustentável, instituído pela LC 200/2023, e o compromisso com as metas fiscais da LDO 2024, o que enseja um esforço fiscal relevante.

Projeta-se um cenário desafiador para a condução da política fiscal nos próximos anos, com expectativa de elevação da dívida pública no curto prazo e estabilização a médio prazo, observados os cenários de crescimento econômico e de redução das taxas de juros, e mantido o esforço de consolidação fiscal, que enseja a adoção de medidas de recuperação da arrecadação ou de revisão de despesas.

Download (application/pdf - 2.8 MB)

Anexos