Você está aqui: Página Inicial / Temas / Dívida Pública Federal / Estatísticas e Relatórios da Dívida Pública Federal

Estatísticas e Relatórios da Dívida Pública Federal

Resumo

Nesta seção estão disponibilizados os principais instrumentos que o Tesouro Nacional dispõe para informar à sociedade e aos agentes de mercado os rumos adotados na condução da Dívida Pública Federal (DPF) e suas respectivas estatísticas.

Aqui você poderá encontrar documentos que representam importantes ferramentas para a promoção da transparência e previsibilidade da gestão da Dívida Pública Federal, por exemplo:

Relatório Mensal da Dívida Pública Federal;

Plano Anual de Financiamento;

Relatório Anual da Dívida;

Relatório Quadrimestral de Garantias;

Relatório Mensal de Garantias Honradas

Relatório de Projeções da Dívida Pública.

Além disso, é possível acompanhar a evolução da regra de ouro e consultar os dados referentes aos leilões da DPF. 

Visualização



Denomina-se Regra de Ouro os dispositivos legais que vedam que os ingressos financeiros oriundos do endividamento (operações de crédito) sejam superiores às despesas de capital (investimentos, inversões financeiras e amortização da dívida). 

Assim como na meta de resultado primário e no teto dos gastos, a avaliação do cumprimento da regra de ouro ocorre legalmente ao final de cada exercício fechado (janeiro a dezembro de cada ano).

 

 

Consultas



  

As emissões diretas de títulos da DPMFi são decorrentes de programas ou incentivos de governo, de operações financeiras estruturadas, securitização de dívidas ou outras modalidades assemelhadas, previstas em legislação pertinente. Caracterizam-se pela colocação direta de títulos públicos sem a realização de leilões ou outro tipo de oferta pública.

Os principais títulos públicos colocados via emissão direta são:

1 - Certificados Financeiros do Tesouro – CFT

Títulos destinados a atender operações com finalidades específicas e programas de governo, definidos em lei. Os CFT podem ser emitidos em sete séries distintas, conforme seu indexador. As características básicas do CFT estão no Decreto n° 9.292, de 23 de fevereiro de 2018. Os programas para os quais atualmente são emitidos CFT são: Fundo de Financiamento Estudantil – Fies e Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior – Proies.

2 - Notas do Tesouro Nacional – NTN, Letras do Tesouro Nacional – LTN, Letras Financeiras do Tesouro – LFT

As Notas e Letras do Tesouro Nacional (NTN, LFT, LTN), além de serem utilizadas nas emissões por ofertas pública, também são emitidas da forma direta para atender a finalidades específicas definidas em lei. As NTN podem ser emitidas em cinco séries (NTN - B, C, D, F e I), conforme seu indexador. Nos últimos anos estes títulos foram emitidos para: aporte em Fundos, aporte ao BACEN (resultado negativo), concessão de crédito aos bancos públicos, equalização de taxas de juros no âmbito do PROEX e securitização de dívidas da União. As principais possibilidades de emissões desses títulos estão contidas na Lei nº 10.179/01, e suas características estão listadas no Decreto n° 9.292/18. Atualmente, as situações que envolvem emissão de Notas e Letras são para: Securitização de dívidas no âmbito da Lei nº 8.029/90 e pagamento de equalização de taxa de juros do Programa de Financiamento às Exportações (PROEX)

3 - Títulos Certificados de Variação Salarial – CVS

Títulos emitidos como forma de pagamento pela novação (securitização) de dívidas de responsabilidade do Fundo de Compensações de Variações Salariais – FCVS. Tais dívidas referem-se ao saldo devedor remanescente quando do encerramento de contratos de financiamento habitacional, com cobertura do FCVS. A legislação básica do CVS é a Lei n° 10.150/00.

4 - Títulos da Dívida Agrária – TDA

Títulos emitidos para o pagamento de indenizações de imóveis rurais àqueles que, para fins de atender o programa de reforma agrária, sofrem ação desapropriatória ou firmam acordos de compra e venda com a União. A legislação básica do TDA são as Leis nº 8.177/91 e nº 4.504/64, os Decretos nº 578/92 e nº 433/92 e a Medida Provisória nº 2.183-56/01. Todo o processo de desapropriação ou de compra de terras para fins de reforma agrária é de responsabilidade do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, o qual estipula o valor da terra e define quais e quantos Títulos da Dívida Agrária – TDA serão necessários para a indenização ou aquisição do imóvel rural. Após definidos estes parâmetros, o INCRA solicita à STN a emissão dos títulos.

Na consulta abaixo, você poderá encontrar todas as portarias que autorizam essas emissões, bem como os regates antecipados e cancelamentos a elas referentes:


Classificação de risco para dívida de longo prazo em moeda estrangeira do Brasil como soberano.

O histórico é segregado por agência de rating, data de divulgação e ação.

As notas e ações seguem as escalas definidas por cada agência.

Publicações



Dados Abertos



Estoque da Dívida Pública Federal

última atualização em

Este conjunto de dados contém as informações do estoque da DPF no fechamento de cada mês.

http://www.tesourotransparente.gov.br/ckan/api/3/action/package_show?id=estoque-da-divida-publica-federal
  • Metadados - Estoque da DPF

    pdf - 40.1 KB

    Estoque da DPF

  • Estoque da Dívida Pública Federal

    xlsx - 136.9 KB

    Não foi possível encontrar essa informação no recurso

  • Estoque da Dívida Pública Federal

    csv - 9.8 MB

    Este conjunto de dados contém histórios das posições mensais de estoque da Dívida Pública Federal. Frequência: Atualização mensal, no primeiro dia de cada mês, com dados até dois meses antes.

Vendas do Tesouro Direto

última atualização em

Este conjunto de dados traz o volume de vendas diário do programa Tesouro Direto. Os dados de vendas são apresentados também por tipo de título e por data de vencimento do título. No Tesouro Direto não são mais vendidos títulos com prazo de vencimento inferior a 1 ano.

http://www.tesourotransparente.gov.br/ckan/api/3/action/package_show?id=vendas-do-tesouro-direto
  • Metadados

    pdf - 233.1 KB

    Este arquivo contém os Metadados referentes aos recursos deste Conjunto de Dados.

  • Vendas do Tesouro Direto

    csv - 5.6 MB

    Este arquivo contém o volume de vendas diário do Tesouro Direto. As vendas estão listadas por dia e por título. Os dados têm defasagem de dois dias úteis da data atual. Frequência: Atualização diária com dados até dois dias antes à data do arquivo.

Dotação Orçamentária e Crédito Empenhado da Dívida Pública Federal por Fonte de Recursos

última atualização em

Dotação Orçamentária Inicial, conforme o disposto na Lei Orçamentária Anual, Dotação Atualizada por suplementações e remanejamentos, Crédito Empenhado e Liquidado da Dívida Pública Federal detalhados por Fonte de Recursos.

http://www.tesourotransparente.gov.br/ckan/api/3/action/package_show?id=dotacao-orcamentaria-e-credito-empenhado-da-divida-publica-federal-por-fonte-de-recursos
  • Dotação Orçamentária e Crédito Empenhado da DPF por Fonte de Recursos

    pdf - 217.0 B

    Descrição do conjunto de dados que contém a dotação e o crédito empenhado da Dívida Pública Federal por Fonte de Recursos.

  • Dotação Orçamentária e Crédito Empenhado da DPF por Fonte de Recursos

    csv - 9.0 MB

    Dotação e Crédito Empenhado no Exercício Fiscal por Fonte de Recursos.

Emissões Diretas de Títulos da Dívida Pública Mobiliária Federal interna - DPMFi

última atualização em

Este conjunto de dados contém o histórico dos valores de emissões diretas de títulos públicos, decorrentes de programas de governo ou de operações estruturadas, a partir de janeiro de 2007.

http://www.tesourotransparente.gov.br/ckan/api/3/action/package_show?id=ds018
  • Metadados - Emissões Diretas de Títulos da Dívida Pública Mobiliária interna - DPMFi

    pdf - 21.4 KB

    Não foi possível encontrar essa informação no recurso

  • Emissões Diretas de Títulos da Dívida Pública Mobiliária interna - DPMFi

    csv - 39.2 KB

    Não foi possível encontrar essa informação no recurso

  • Emissões Diretas de Títulos da Dívida Pública Mobiliária interna - DPMFi

    xls - 88.8 KB

    Não foi possível encontrar essa informação no recurso

Emissões e Resgates - Dívida Pública Federal

última atualização em

Este conjunto de dados apresenta as emissões e resgates de dívida pública realizados no mercado primário, onde o investidor adquire o título diretamente do emissor. No âmbito da Dívida Mobiliária Federal é representado pelas operações realizadas pela Secretaria do Tesouro Nacional com os investidores.

http://www.tesourotransparente.gov.br/ckan/api/3/action/package_show?id=emissoes-e-resgates-divida-publica-federal
  • Metadados - Emissões e Resgates da DPF

    pdf - 39.8 KB

    Emissões e Resgates da DPF

  • Emissões e Resgates da Dívida Pública Federal

    xlsx - 122.2 KB

    Este conjunto de dados apresenta os valores de todas as emissões e resgates de dívida pública realizados no mercado primário, agrupados por tipo de operação.

Emissões Soberanas da Dívida Pública Federal Externa

última atualização em

Conjunto de dados contém a listagem de todos os títulos externos emitidos pelo Tesouro Nacional desde 1995 e suas características. Os títulos são emitidos em dólares, euros ou reais (ambos com fluxos de recebimento e pagamento em dólares), usualmente com data de vencimento de 10 e 30 anos.

http://www.tesourotransparente.gov.br/ckan/api/3/action/package_show?id=ds012
  • Metadados

    pdf - 234.4 KB

    Não foi possível encontrar essa informação no recurso

  • Emissões soberanas da Dívida Pública Federal

    xlsx - 105.5 KB

    atualizado com emissões até 16/02/2024

Estoque do Tesouro Direto

última atualização em

Esse conjunto de dados mostra o volume total de recursos aplicados ao Tesouro Direto. A metodologia de cálculo dessa estatística é a mesma usada para cálculo do estoque de toda a Dívida Pública Federal, na qual os juros são acumulados de acordo com a taxa de emissão de cada título. Assim, esse estoque não é valorado pelos preços de mercado dos títulos.

http://www.tesourotransparente.gov.br/ckan/api/3/action/package_show?id=estoque-do-tesouro-direto
  • Metadados

    pdf - 233.1 KB

    Este arquivo contém os Metadados referentes aos recursos deste Conjunto de Dados.

  • Estoque do Tesouro Direto

    csv - 571.0 KB

    Este arquivo contém o volume total de recursos aplicados ao Tesouro Direto. São listados os volumes de estoque por mês e título. Frequência: Atualização mensal, no primeiro dia de cada mês, com dados até dois meses antes.

Execução Orçamentária e Financeira da Dívida Pública Federal por Fonte de Recursos

última atualização em

Este conjunto de dados contém o saldo atual da execução orçamentária e financeira da Dívida Pública Federal, para o exercício indicado, por Fonte de Recursos.

http://www.tesourotransparente.gov.br/ckan/api/3/action/package_show?id=execucao-orcamentaria-e-financeira-da-divida-publica-federal-por-fonte
  • Execução Orçamentária e Financeira da Dívida Pública Fedral por Fonte de Recuros

    pdf - 235.3 KB

    Descrição do conjunto de dados que contém a execução orçamentária e financeira da Dívida Pública Federal por Fonte de Recursos.

  • Execução Orçamentária e Financeira da Dívida Pública Federal por Fonte de Recursos

    csv - 128.5 KB

    Este conjunto de dados contém o saldo atual da execução orçamentária e financeira da Dívida Pública Federal, para o exercício indicado, por Fonte de Recursos.

Execução Orçamentária e Financeira da Dívida Pública Federal por Natureza da Despesa

última atualização em

Este conjunto de dados contém da movimentação líquida da execução orçamentária e financeira da Dívida Pública Federal, por Natureza da Despesa, discriminada por exercício e mês de lançamento.

http://www.tesourotransparente.gov.br/ckan/api/3/action/package_show?id=execucao-orcamentaria-e-financeira-da-divida-publica-federal-por-nd
  • Execução Orçamentária e Financeira da Dívida Pública Federal por Natureza da Despesa

    pdf - 515.9 KB

    Metadados: Execução Orçamentária e Financeira da Dívida Pública Federal por Natureza da Despesa.

  • Execução Orçamentária e Financeira da Dívida Pública Federal por Natureza da Despesa

    csv - 91.0 KB

    Não foi possível encontrar essa informação no recurso

Fatores de Variação da Dívida Pública Federal

última atualização em

Este conjunto de dados contém as informações da variação de estoque da DPF entre dois meses e as variáveis responsáveis por essa variação.

http://www.tesourotransparente.gov.br/ckan/api/3/action/package_show?id=fatores-de-variacao-da-divida-publica-federal
  • Metadados - Fatores de Variação da DPF

    pdf - 37.0 KB

    Metadados - Fatores de Variação da Dívida

  • Fatores de Variação da Dívida Pública Federal

    xlsx - 138.2 KB

    Não foi possível encontrar essa informação no recurso

Garantias Concedidas em Operações de Crédito Internas

última atualização em

Conjunto de dados contém as informações das garantias concedidas , relativas às operações internas firmados por Estados, Municípios, Distrito Federal, entidades controladas e estatais federais, que contem com a Garantia da União.

http://www.tesourotransparente.gov.br/ckan/api/3/action/package_show?id=garantias-concedidas-em-operacoes-de-credito-internas
  • Metadados - Op Internas

    pdf - 38.3 KB

    Conjunto de dados contém as informações das garantias concedidas , relativas às operações internas firmados por Estados, Municípios, Distrito Federal e entidades controladas e estatais federais, que contem com a Garantia da União.

  • Concessão de Garantias Internas

    csv - 105.9 KB

    Conjunto de dados contém as informações das garantias concedidas , relativas às operações internas firmados por Estados, Municípios, Distrito Federal e entidades controladas e estatais federais, que contem com a Garantia da União.

  • Concessão de Garantias Internas

    pdf - 585.6 KB

    Conjunto de dados contém as informações das garantias concedidas , relativas às operações internas firmados Estados, Municípios, Distrito Federal e entidades controladas e estatais federais, que contem com a Garantia da União.

Investidores do Tesouro Direto

última atualização em

Este conjunto de dados contém a lista de investidores cadastrados no programa Tesouro Direto. A listagem inclui dados do perfil do investidor como data de adesão, profissão, cidade de residência e estado civil, dentre outros. Há também informação se o investidor está ativo ou não, o que significa que ele ainda opera no programa, assim como existe um indicador se ele operou nos últimos 12 meses. Os investidores são identificados por um código único. Quando um investidor possui cadastro em mais de uma instituição financeira, esse outro cadastro é registrado em uma nova linha com o mesmo código de investidor.

http://www.tesourotransparente.gov.br/ckan/api/3/action/package_show?id=investidores-do-tesouro-direto
  • Metadados

    pdf - 237.8 KB

    Este arquivo contém os Metadados referentes aos recursos deste Conjunto de Dados.

  • Investidores do Tesouro Direto

    gz - 664.8 MB

    Este conjunto de dados contém a lista de investidores cadastrados no programa Tesouro Direto. Quando um investidor possui cadastro em mais de uma instituição financeira, esse outro cadastro é registrado em uma nova linha com o mesmo código de investidor. Frequência: Atualização mensal, até o quinto dia útil de cada mês.

  • Investidores do Tesouro Direto

    csv - 3.9 GB

    Este conjunto de dados contém a lista de investidores cadastrados no programa Tesouro Direto. Quando um investidor possui cadastro em mais de uma instituição financeira, esse outro cadastro é registrado em uma nova linha com o mesmo código de investidor. Frequência: Atualização mensal, até o quinto dia útil de cada mês.

  • Investidores do Tesouro Direto

    zip - 638.3 MB

    Este conjunto de dados contém a lista de investidores cadastrados no programa Tesouro Direto. Quando um investidor possui cadastro em mais de uma instituição financeira, esse outro cadastro é registrado em uma nova linha com o mesmo código de investidor. Frequência: Atualização mensal, até o quinto dia útil de cada mês.

  • Investidores do Tesouro Direto até 2017

    csv - 292.9 MB

    Este conjunto de dados contém a lista de investidores cadastrados no programa Tesouro Direto até o ano de 2017. Quando um investidor possui cadastro em mais de uma instituição financeira, esse outro cadastro é registrado em uma nova linha com o mesmo código de investidor. Frequência: Atualização mensal, até o quinto dia útil de cada mês.

  • Investidores do Tesouro Direto até 2017

    zip - 46.2 MB

    Este conjunto de dados contém a lista de investidores cadastrados no programa Tesouro Direto até o ano de 2017. Quando um investidor possui cadastro em mais de uma instituição financeira, esse outro cadastro é registrado em uma nova linha com o mesmo código de investidor. Frequência: Atualização mensal, até o quinto dia útil de cada mês.

  • Investidores do Tesouro Direto de 2018

    csv - 160.9 MB

    Este conjunto de dados contém a lista de investidores cadastrados no programa Tesouro Direto de 2018. Quando um investidor possui cadastro em mais de uma instituição financeira, esse outro cadastro é registrado em uma nova linha com o mesmo código de investidor. Frequência: Atualização mensal, até o quinto dia útil de cada mês.

  • Investidores do Tesouro Direto de 2018

    zip - 26.4 MB

    Este conjunto de dados contém a lista de investidores cadastrados no programa Tesouro Direto de 2018. Quando um investidor possui cadastro em mais de uma instituição financeira, esse outro cadastro é registrado em uma nova linha com o mesmo código de investidor. Frequência: Atualização mensal, até o quinto dia útil de cada mês.

  • Investidores do Tesouro Direto de 2019

    csv - 350.5 MB

    Este conjunto de dados contém a lista de investidores cadastrados no programa Tesouro Direto de 2019. Quando um investidor possui cadastro em mais de uma instituição financeira, esse outro cadastro é registrado em uma nova linha com o mesmo código de investidor. Frequência: Atualização mensal, até o quinto dia útil de cada mês.

  • Investidores do Tesouro Direto de 2019

    zip - 58.0 MB

    Este conjunto de dados contém a lista de investidores cadastrados no programa Tesouro Direto de 2019. Quando um investidor possui cadastro em mais de uma instituição financeira, esse outro cadastro é registrado em uma nova linha com o mesmo código de investidor. Frequência: Atualização mensal, até o quinto dia útil de cada mês.

  • Investidores do Tesouro Direto de 2020

    csv - 453.9 MB

    Este conjunto de dados contém a lista de investidores cadastrados no programa Tesouro Direto de 2020. Quando um investidor possui cadastro em mais de uma instituição financeira, esse outro cadastro é registrado em uma nova linha com o mesmo código de investidor. Frequência: Atualização mensal, até o quinto dia útil de cada mês.

  • Investidores do Tesouro Direto de 2020

    zip - 75.7 MB

    Este conjunto de dados contém a lista de investidores cadastrados no programa Tesouro Direto de 2020. Quando um investidor possui cadastro em mais de uma instituição financeira, esse outro cadastro é registrado em uma nova linha com o mesmo código de investidor. Frequência: Atualização mensal, até o quinto dia útil de cada mês.

  • Investidores do Tesouro Direto de 2021

    csv - 1.0 GB

    Este conjunto de dados contém a lista de investidores cadastrados no programa Tesouro Direto de 2021. Quando um investidor possui cadastro em mais de uma instituição financeira, esse outro cadastro é registrado em uma nova linha com o mesmo código de investidor. Frequência: Atualização mensal, até o quinto dia útil de cada mês.

  • Investidores do Tesouro Direto de 2021

    zip - 170.5 MB

    Este conjunto de dados contém a lista de investidores cadastrados no programa Tesouro Direto de 2021. Quando um investidor possui cadastro em mais de uma instituição financeira, esse outro cadastro é registrado em uma nova linha com o mesmo código de investidor. Frequência: Atualização mensal, até o quinto dia útil de cada mês.

  • Investidores do Tesouro Direto de 2022

    csv - 988.7 MB

    Este conjunto de dados contém a lista de investidores cadastrados no programa Tesouro Direto de 2022. Quando um investidor possui cadastro em mais de uma instituição financeira, esse outro cadastro é registrado em uma nova linha com o mesmo código de investidor. Frequência: Atualização mensal, até o quinto dia útil de cada mês.

  • Investidores do Tesouro Direto de 2022

    zip - 160.2 MB

    Este conjunto de dados contém a lista de investidores cadastrados no programa Tesouro Direto de 2022. Quando um investidor possui cadastro em mais de uma instituição financeira, esse outro cadastro é registrado em uma nova linha com o mesmo código de investidor. Frequência: Atualização mensal, até o quinto dia útil de cada mês.

  • Investidores do Tesouro Direto de 2023

    csv - 745.4 MB

    Este conjunto de dados contém a lista de investidores cadastrados no programa Tesouro Direto de 2023. Quando um investidor possui cadastro em mais de uma instituição financeira, esse outro cadastro é registrado em uma nova linha com o mesmo código de investidor. Frequência: Atualização mensal, até o quinto dia útil de cada mês.

  • Investidores do Tesouro Direto de 2023

    zip - 121.7 MB

    Este conjunto de dados contém a lista de investidores cadastrados no programa Tesouro Direto de 2023. Quando um investidor possui cadastro em mais de uma instituição financeira, esse outro cadastro é registrado em uma nova linha com o mesmo código de investidor. Frequência: Atualização mensal, até o quinto dia útil de cada mês.

  • Investidores do Tesouro Direto de 2024

    zip - 20.5 MB

    Este conjunto de dados contém a lista de investidores cadastrados no programa Tesouro Direto de 2024. Quando um investidor possui cadastro em mais de uma instituição financeira, esse outro cadastro é registrado em uma nova linha com o mesmo código de investidor. Frequência: Atualização mensal, até o quinto dia útil de cada mês.

  • Investidores do Tesouro Direto de 2024

    csv - 129.7 MB

    Este conjunto de dados contém a lista de investidores cadastrados no programa Tesouro Direto de 2024. Quando um investidor possui cadastro em mais de uma instituição financeira, esse outro cadastro é registrado em uma nova linha com o mesmo código de investidor. Frequência: Atualização mensal, até o quinto dia útil de cada mês.

Análises de operações de crédito de estados e municípios

última atualização em

A contratação de operações de crédito por Estados, Distrito Federal e Municípios, incluindo suas autarquias, fundações e empresas estatais dependentes , subordina-se às normas da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e das Resoluções do Senado Federal 40/2001 e 43/2001. Os entes subnacionais ou suas empresas estatais não dependentes submetem à Secretaria do Tesouro Nacional (STN) ou à instituição financeira credora um pedido de verificação de limites e condições (PVL) para contratação dessas operações. Para mais informações, acesse o Manual para Instrução de Pleitos (MIP), disponível em https://tesourotransparente.gov.br/mip.

http://www.tesourotransparente.gov.br/ckan/api/3/action/package_show?id=operacoes-copem
  • Consulta Pública Geral

    csv - 5.4 MB

    Este conjunto de dados contém a listagem de operações de crédito de Estados, Distrito Federal e Municípios e as Garantias da União analisadas pela Secretaria do Tesouro Nacional a partir do exercício de 2002, em cumprimento às RSF nº 43/2001 e 48/2007. Frequência: Todo dia às 07:05 horas. Filtro: Operações de crédito criadas até o dia anterior

  • Metadados da Consulta Pública Geral

    pdf - 488.1 KB

    Arquivo contendo os metadados descritivos deste conjunto de dados.

  • Link para a API

    json - 0.0 B

    Link para a API que permite a consulta dos dados básicos de um PVL.

  • Metadados da API

    pdf - 486.8 KB

    Metadados da API.

Resgates do Tesouro Direto

última atualização em

Este conjunto de dados apresenta o volume financeiro de resgates ocorridos no Tesouro Direto em determinado mês. Os resgates são divididos em três grupos, os títulos recomprados antecipadamente, os que foram carregados até o seu vencimento e os pagamentos de cupons semestrais de juros. O arquivo de Recompras disponibiliza listagem dos títulos que foram entregues pelo investidor antes do vencimento dos mesmos. O arquivo de Vencimentos lista os lançamentos referentes aos títulos que foram levados até a sua data de vencimento. Já o arquivo de Cupom de Juros relaciona os pagamentos de juros semestrais aos quais alguns títulos dão direito.

http://www.tesourotransparente.gov.br/ckan/api/3/action/package_show?id=resgates-do-tesouro-direto
  • Metadados

    pdf - 236.7 KB

    Este arquivo contém os Metadados referentes aos recursos deste Conjunto de Dados.

  • Pagamento de Cupom de Juros do Tesouro Direto

    csv - 31.5 KB

    Este arquivo contém os pagamentos que ocorreram por ocasião dos cupons semestrais de juros que alguns títulos dão direito. Estão listados por dia e por título. Frequência: Atualização diária com dados até dois dias antes à data do arquivo.

  • Recompras do Tesouro Direto

    csv - 4.1 MB

    Este arquivo contém listagem dos títulos que foram entregues pelo investidor antes do vencimento. Estão listados por dia e por título. Frequência: Atualização diária com dados até dois dias antes à data do arquivo.

  • Vencimentos do Tesouro Direto

    csv - 6.3 KB

    Este arquivo contém listagem dos títulos que foram levados até a sua data de vencimento e foram pagos. Estão listados por dia e por título. Frequência: Atualização diária com dados até dois dias antes à data do arquivo.

Resultado dos leilões da Dívida Pública Mobiliária Federal Interna

última atualização em

Este conjunto de dados contém as informações sobre os leilões, em oferta pública, de títulos públicos da dívida mobiliária federal interna.

http://www.tesourotransparente.gov.br/ckan/api/3/action/package_show?id=ds013
  • Metadados

    pdf - 38.8 KB

    Este conjunto de dados contém as informações sobre os leilões, em oferta pública, de títulos públicos da dívida mobiliária federal interna.

  • Todos os resultados dos leilões da DPMFi

    xls - 0.0 B

    Resultado dos leilões da Dívida Pública Mobiliária Federal Interna desde 2000. A atualização dessas informações foi automatizada, de forma que no link acima você sempre encontrará a planilha mais atualizada possível. Portanto, desconsidere a data de atualização do campo "Informações Adicionais".

  • 2023 - Resultado dos leilões da DPMFi

    xls - 0.0 B

    Resultado dos leilões da Dívida Pública Mobiliária Federal Interna de 2023. A atualização dessas informações foi automatizada, de forma que no link acima você sempre encontrará a planilha mais atualizada possível. Portanto, desconsidere a data de atualização do campo "Informações Adicionais".

  • 2022 - Resultado dos leilões da DPMFi

    xls - 0.0 B

    Resultado dos leilões da Dívida Pública Mobiliária Federal Interna de 2022. A atualização dessas informações foi automatizada, de forma que no link acima você sempre encontrará a planilha mais atualizada possível. Portanto, desconsidere a data de atualização do campo "Informações Adicionais".

  • 2021 - Resultado dos leilões da DPMFi

    xls - 0.0 B

    Resultado dos leilões da Dívida Pública Mobiliária Federal Interna de 2021. A atualização dessas informações foi automatizada, de forma que no link acima você sempre encontrará a planilha mais atualizada possível. Portanto, desconsidere a data de atualização do campo "Informações Adicionais".

  • 2020 - Resultado dos leilões da DPMFi

    xls - 0.0 B

    Resultado dos leilões da Dívida Pública Mobiliária Federal Interna de 2020

  • 2019 - Resultado dos leilões da DPMFi

    xls - 0.0 B

    Resultado dos leilões da Dívida Pública Mobiliária Federal Interna de 2019

  • 2018 - Resultado dos leilões da DPMFi

    xls - 0.0 B

    Resultado dos leilões da Dívida Pública Mobiliária Federal Interna de 2018

  • 2017 - Resultado dos leilões da DPMFi

    xls - 0.0 B

    Resultado dos leilões da Dívida Pública Mobiliária Federal Interna de 2017

  • 2016 - Resultado dos leilões da DPMFi

    xls - 0.0 B

    Resultado dos leilões da Dívida Pública Mobiliária Federal Interna de 2016

  • 2015 - Resultado dos leilões da DPMFi

    xls - 0.0 B

    Resultado dos leilões da Dívida Pública Mobiliária Federal Interna de 2015

  • 2014 - Resultado dos leilões da DPMFi

    xls - 0.0 B

    Resultado dos leilões da Dívida Pública Mobiliária Federal Interna de 2014

  • 2013 - Resultado dos leilões da DPMFi

    xls - 0.0 B

    Resultado dos leilões da Dívida Pública Mobiliária Federal Interna de 2013

  • 2012 - Resultado dos leilões da DPMFi

    xls - 0.0 B

    Resultado dos leilões da Dívida Pública Mobiliária Federal Interna de 2012

  • 2011 - Resultado dos leilões da DPMFi

    xls - 0.0 B

    Resultado dos leilões da Dívida Pública Mobiliária Federal Interna de 2011

  • 2010 - Resultado dos leilões da DPMFi

    xls - 0.0 B

    Resultado dos leilões da Dívida Pública Mobiliária Federal Interna de 2010

  • 2009 - Resultado dos leilões da DPMFi

    xls - 0.0 B

    Resultado dos leilões da Dívida Pública Mobiliária Federal Interna de 2009

  • 2008 - Resultado dos leilões da DPMFi

    xls - 0.0 B

    Resultado dos leilões da Dívida Pública Mobiliária Federal Interna de 2008

  • 2007 - Resultado dos leilões da DPMFi

    xls - 0.0 B

    Resultado dos leilões da Dívida Pública Mobiliária Federal Interna de 2007

  • 2006 - Resultado dos leilões da DPMFi

    xls - 0.0 B

    Resultado dos leilões da Dívida Pública Mobiliária Federal Interna de 2006

  • 2005 - Resultado dos leilões da DPMFi

    xls - 0.0 B

    Resultado dos leilões da Dívida Pública Mobiliária Federal Interna de 2005

  • 2004 - Resultado dos leilões da DPMFi

    xls - 0.0 B

    Resultado dos leilões da Dívida Pública Mobiliária Federal Interna de 2004

  • 2003 - Resultado dos leilões da DPMFi

    xls - 0.0 B

    Resultado dos leilões da Dívida Pública Mobiliária Federal Interna de 2003

  • 2002 - Resultado dos leilões da DPMFi

    xls - 0.0 B

    Resultado dos leilões da Dívida Pública Mobiliária Federal Interna de 2002

  • 2001 - Resultado dos leilões da DPMFi

    xls - 0.0 B

    Resultado dos leilões da Dívida Pública Mobiliária Federal Interna de 2001

  • 2000 - Resultado dos leilões da DPMFi

    xls - 0.0 B

    Resultado dos leilões da Dívida Pública Mobiliária Federal Interna de 2000

  • 2024 - Resultado dos leilões da DPMFi

    xls - 0.0 B

    Resultado dos leilões da Dívida Pública Mobiliária Federal Interna de 2024. A atualização dessas informações foi automatizada, de forma que no link acima você sempre encontrará a planilha mais atualizada possível. Portanto, desconsidere a data de atualização do campo "Informações Adicionais".

Taxas dos Títulos Ofertados pelo Tesouro Direto

última atualização em

As taxas e preços dos títulos ofertados pelo Tesouro Direto refletem o mercado secundário de títulos públicos federais. Dessa forma, o investidor pessoa física pode ter acesso aos títulos públicos por meio do Tesouro Direto e saber quais são as taxas e preços de compra e venda praticados em cada dia.

http://www.tesourotransparente.gov.br/ckan/api/3/action/package_show?id=taxas-dos-titulos-ofertados-pelo-tesouro-direto
  • Metadados

    pdf - 236.7 KB

    Este arquivo contém os Metadados referentes aos recursos deste Conjunto de Dados.

  • Taxas dos Títulos Ofertados pelo Tesouro Direto

    csv - 11.1 MB

    Este arquivo contém listagem de preços e taxas dos títulos ofertados pelo Tesouro Direto. A lista é diária. Frequência: Atualização diária

Vídeos



1º Seminário Internacional da Dívida Pública - 09/11/2017

O 1º Seminário Internacional de Dívida Pública - Gestão da Dívida e sua interação com a Política Macroeconômica foi realizado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) nos dias 9 e 10 de novembro de 2017, em Brasília – DF, em parceria com a e Escola de Administração Fazendária (ESAF). O seminário teve como objetivo fomentar o aperfeiçoamento e geração de conhecimento relativos à interação entre a gestão da dívida pública e a política fiscal, a política monetária, o desenvolvimento do mercado financeiro e a economia real. Para essa discussão contou com a participação de mais de 20 especialistas renomados, entre palestrantes e moderadores do governo, mercado financeiro, academia, consultorias e organismos multilaterais, conforme programação abaixo.

1º Seminário Internacional da Dívida Pública - 10/11/2017

O 1º Seminário Internacional de Dívida Pública - Gestão da Dívida e sua interação com a Política Macroeconômica foi realizado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) nos dias 9 e 10 de novembro de 2017, em Brasília – DF, em parceria com a e Escola de Administração Fazendária (ESAF). O seminário teve como objetivo fomentar o aperfeiçoamento e geração de conhecimento relativos à interação entre a gestão da dívida pública e a política fiscal, a política monetária, o desenvolvimento do mercado financeiro e a economia real. Para essa discussão contou com a participação de mais de 20 especialistas renomados, entre palestrantes e moderadores do governo, mercado financeiro, academia, consultorias e organismos multilaterais, conforme programação abaixo.

Conheça a Dívida Pública - Quem Administra

No Brasil, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) é o órgão responsável por “administrar as dívidas públicas mobiliária e contratual, interna e externa, de responsabilidade direta e indireta do Tesouro Nacional”

Conheça a Dívida Pública - Como o Governo Paga a Dívida (parte 2)

Caso as receitas arrecadadas com impostos, tarifas públicas, contribuições, etc (ou seja, as receitas primárias) sejam superiores às despesas primárias, teremos um superávit primário. Dessa forma, esse resultado positivo poderá ser direcionado para o pagamento de juros da Dívida Pública Federal - DPF. Caso as despesas primárias (gastos com saúde, educação, salários, investimentos, e outros) sejam maiores que as receitas primárias, teremos um déficit primário. Nesse contexto, o governo pode incorrer em dívida para honrar os seus compromissos. Assim, ele pode emitir títulos públicos para pagar o resultado negativo do período (déficit primário) e as obrigações decorrentes de dívidas contraídas em períodos anteriores (juros).

Conheça a Dívida Pública - Como o Governo Paga a Dívida (parte 1)

A resposta para a pergunta de como o governo paga a sua dívida é simples: arrecadando mais recursos do que gastando, isto é, realizando o que chamamos de superávits nominais. Estes superávits estão associados aos resultados de dois grupos de recursos do orçamento do governo: primários e financeiros. De um ponto de vista prático, a maior parte dos países apresenta déficit no grupo de recursos financeiros, decorrentes de despesas financeiras (principalmente juros) superiores a receitas financeiras. Ou seja, a dívida só se reduz quando os superávits primários são superiores aos déficits financeiros.

Conheça a Dívida Pública - Quem Financia a Dívida Pública

Basicamente, a base de investidores da DPMFi está distribuída em 7 grupos representativos: Fundos de Investimento, Previdência, Instituições Financeiras, Nãoresidentes, Governo, Seguradoras e Outros.

Conheça a Dívida Pública - Quanto Custa a Dívida?

O custo da dívida pública é o valor pago pelo governo por tomar recursos emprestados da sociedade. Esse montante é pago em forma de juros ou encargos da dívida.

Conheça a Dívida Pública - O que é Dívida Pública

A dívida surge e aumenta sempre que o governo gasta mais do que arrecada. Assim, quando os impostos e demais receitas não são suficientes para cobrir as despesas, o governo é financiado por seus credores (pessoas físicas, empresas, bancos etc), dando origem à dívida pública.

Conheça a Dívida Pública - Apresentação

O que é dívida pública? De onde ela vem? Quanto custa? Quem paga? Você provavelmente já ouviu ou fez essas e outras perguntas sobre a dívida pública brasileira. Chegou o momento de saber as respostas e ganhar confiança no seu bate papo com os amigos.