Você está aqui: Página Inicial / Publicações / Relatório de Projeções da Dívida Pública / Relatório de Projeções da Dívida Pública - 2018 11 29

Relatório de Projeções da Dívida Pública

Personalizado

Publicado em  
Relatório

Relatório que traz projeções para dívida pública brasileira, em especial nos conceitos de Dívida Bruta do Governo Geral (DBGG) e Dívida Líquida do Setor Público (DLSP) para análises de sensibilidade e sustentabilidade da dívida. Além disso, contém projeções sobre os principais determinantes dessas estatísticas (necessidade de financiamento e juros).

Nesta edição foram realizadas análises das perspectivas para dívida pública brasileira e dos indicadores de dívida bruta divulgados pelo BCB e FMI, com avaliação de suas implicações práticas. Projeções da DBGG: A relação DBGG/PIB deve alcançar 77,3% ao final de 2018 (elevação de 3,3 p.p. no ano), seguindo em rota de crescimento até 2022, quando inicia uma trajetória de queda, fechando 2027 em 73,2%. Projeções da DLSP: Já a relação DLSP/PIB deve atingir 54,9% em 2018 (elevação de 3,3 p.p. no ano) e seguir aumentando até 2024, quando inicia uma trajetória de queda, fechando 2027 em 61,3%. Indicadores de Dívida: A análise dos indicadores de dívida bruta adotados pelo BCB e FMI revela que as idiossincrasias do país são relevantes para correta percepção de sustentabilidade da dívida pública brasileira.

Download (application/pdf - 596.7 KB)