Você está aqui: Página Inicial / Temas / Estados e Municípios / Estatísticas Fiscais de Programas de Ajuste Fiscal (PAF)

Estatísticas Fiscais de Programas de Ajuste Fiscal (PAF)

Resumo

O que é o Programa de Reestruturação e de Ajuste Fiscal

O Programa de Reestruturação e de Ajuste Fiscal (PAF) consistiu em um processo de assunção de dívidas dos Estados e do Distrito Federal pela União. Suas regras e condições foram determinadas pela Lei nº 9.496, de 11 de setembro de 1997, alterada pela Medida Provisória nº 2.192-70, de 24 de agosto de 2001.

A União reestruturou as obrigações daqueles entes por meio de contratos de refinanciamento com prazos de até 360 meses. A celebração desses instrumentos foi condicionada ao estabelecimento de Programas de Reestruturação e de Ajuste Fiscal nas UF’s interessadas em aderir ao processo, por meio dos quais seriam acordadas metas relativas a diversos indicadores de situação fiscal, como resultado primário, dívida financeira e despesas com pessoal.

Logo após a implementação do PAF, houve uma sensível melhora da situação fiscal dos Estados. No entanto, a expressiva piora da situação fiscal em várias UF’s no biênio 2015-2016 ensejou a promulgação da Lei Complementar nº 156, de 28 de dezembro de 2016, que se tornou conhecida como “novo PAF”.

Um grande avanço do novo PAF foi a modificação dos indicadores das metas fiscais, com o objetivo de convergir aos conceitos utilizados na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), como Dívida Consolidada e Receita Corrente Líquida. A mudança facilita o entendimento da real situação fiscal dos entes por toda a sociedade.

Outra novidade trazida pela Lei Complementar nº 156/2016 foi o estabelecimento do teto de gastos para os entes subnacionais que requeressem a ampliação do prazo de pagamento de dívidas autorizada por aquela lei. Esse limite é aplicável às despesas primárias correntes do Estado, restringindo seu crescimento anual à variação do IPCA nos dois exercícios subsequentes à assinatura do termo aditivo, e constitui pré-requisito para a manutenção do alongamento das obrigações financeiras no âmbito do novo PAF.

As metas e compromissos firmados no âmbito do Programa são relativos aos seguintes indicadores:

  1. Dívida Consolidada/RCL
  2. Resultado Primário
  3. Despesas com Pessoal/RCL
  4. Receitas de Arrecadação Própria
  5. Gestão Pública
  6. Disponibilidade de Caixa

 

Legislação Relacionada aos Programas Fiscais dos Entes Subnacionais

Orientações a serem adotadas para o envio de informações e documentos do PAF

 

 

Visualização



Este painel interativo mostra informações fiscais individualizadas por Estado e Distrito Federal, com apresentação de tabelas com receitas, despesas (empenhas ou pagas), resultados (primário e orçamentário) e estoque das dívidas.

Também estão no painel gráficos do resultado primário, do cálculo da receita corrente líquida (RCL), da inscrição líquida de restos a pagar (primário e não primário), das contas que compõem a receita primária (receitas de arrecadação própria e receitas de transferências) e despesa primária (pessoal e encargos sociais, investimentos e inversões, além de outras despesas correntes). Como gráficos de endividamento, são exibidos o da razão dívida consolidada líquida por receita corrente líquida (DCL/RCL), do serviço da dívida e da projeção do serviço da dívida. Além disso, são apresentadas projeções do déficit previdenciário.

A fonte de dados é a análise fiscal dos Estados, realizada no âmbito do Programa de Reestruturação e de Ajuste Fiscal (PAF), com exceção do gráfico de projeções. Para este gráfico, são utilizadas informações do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), do Cadastro da Dívida Pública (CDP), do Sistema Integrado da Dívida (SID) e do Sistema de Informações de Crédito do Banco Central (SCR).

Para uma descrição dos conceitos de DCL e RCL, consultar a página “Visão Integrada das Dívidas da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios” (tesourotransparente.gov.br/historias/visao-integrada-das-dividas-da-uniao-dos-estados-do-distrito-federal-e-dos-municipios).

Consultas



O Espaço Fiscal é o limite a contratar de operações de crédito para o Estado, Distrito Federal ou Município signatário do Programa de Reestruturação e de Ajuste Fiscal ou Programa de Acompanhamento e Transparência Fiscal, de que tratam a Lei nº 9.496, de 11 de setembro de 1997, e a Lei Complementar nº 148, de 25 de novembro de 2014, respectivamente.

Sua definição, metodologia de apuração e regras de aplicação são regidas pela Portaria STN nº 217, de 15 de fevereiro de 2024. A tabela do anexo da portaria 10.464/2022 foi retificada posteriormente no dia 05/01/2023. 

 

Maiores informações acerca dos limites de crédito aplicáveis aos governos estaduais e municipais clique aqui.

Dados Abertos



Execução Orçamentária dos Estados e do Distrito Federal - PAF

última atualização em

Este conjunto de dados contém as rubricas fiscais dos Estados e Distrito Federal utilizadas para análise no Programa de Reestruturação e de Ajuste Fiscal (PAF).

http://www.tesourotransparente.gov.br/ckan/api/3/action/package_show?id=execucao-orcamentaria-estados
  • Execução Orçamentária

    csv - 24.3 MB

    Não foi possível encontrar essa informação no recurso

  • Metadados

    pdf - 350.1 KB

    Não foi possível encontrar essa informação no recurso

Cumprimento de Metas do PAF

última atualização em

Este conjunto de dados contém as metas definidas no Programa de Reestruturação e de Ajuste Fiscal (PAF) e a avaliação pelo Tesouro Nacional do cumprimento ou não das metas pelos Estados e pelo Distrito Federal.

http://www.tesourotransparente.gov.br/ckan/api/3/action/package_show?id=metas-paf
  • Metas

    csv - 45.0 KB

    Não foi possível encontrar essa informação no recurso

  • Metadados

    pdf - 348.3 KB

    Não foi possível encontrar essa informação no recurso

Capacidade de Pagamento dos Estados e do Distrito Federal

última atualização em

Este conjunto de dados contém as notas de capacidade de pagamento (CAPAG) de todos os estados e do Distrito Federal, além das notas obtidas por eles em cada um dos três indicadores avaliados. *O resultado apurado para a CAPAG não vincula a posição do Tesouro Nacional. O cálculo definitivo da CAPAG será efetuado por ocasião da verificação do cumprimento dos limites e condições para contratação de operações de crédito com garantia da União.*

http://www.tesourotransparente.gov.br/ckan/api/3/action/package_show?id=capag-estados
  • Capag Estados 2018

    xlsx - 11.9 KB

    Capag dos Estados ano base 2018

  • CAPAG Estados 2019

    csv - 1.6 KB

    Capacidade de Pagamentos Estados Anos Base 2019

  • CAPAG Estados 2020

    xlsx - 10.7 KB

    Capacidade de Pagamentos Estados ano base 2020

  • CAPAG Estados 2021

    xlsx - 1.1 MB

    Capag Estados Ano base 2021

  • Capag Estados 2022

    xlsx - 12.6 KB

    Capag dos Estados Ano base 2022

  • CAPAG Estados 2023

    xlsx - 20.7 KB

    Capag dos Estados Ano base 2023

  • Metadados

    pdf - 345.8 KB

    Arquivo contendo os metadados descritivos deste conjunto de dados.

Espaço Fiscal dos Estados e do Distrito Federal

última atualização em

Este conjunto de dados contém o acréscimo de Espaço Fiscal dado a cada ano para os Estados e o Distrito Federal. Entende-se como Espaço Fiscal o valor limite que cada ente tem para inclusão de dívidas no Programa de Reestruturação e de Ajuste Fiscal (PAF). Tal Espaço representa um valor máximo para a contratação de quaisquer operações de crédito desejadas pelo ente, desde que observados os demais limites e condições previstos na legislação.

http://www.tesourotransparente.gov.br/ckan/api/3/action/package_show?id=espaco-fiscal
  • Espaço Fiscal

    csv - 24.1 KB

    Não foi possível encontrar essa informação no recurso

  • Metadados

    pdf - 359.3 KB

    Metadados do conjunto de dados Espaço Fiscal dos Estados e Distrito Federal.

Dívida Consolidada dos Estados e do Distrito Federal

última atualização em

Este conjunto de dados contém o valor da dívida consolidada dos Estados e do Distrito Federal, apurada utilizando dados divulgados pelos entes, podendo sofrer ajustes pelo Tesouro Nacional de forma a enquadrá-la nas regras estabelecidas no MDF/MCASP.

http://www.tesourotransparente.gov.br/ckan/api/3/action/package_show?id=divida-consolidada-estados
  • Dívida Consolidada

    csv - 5.6 KB

    Não foi possível encontrar essa informação no recurso

  • Metadados

    pdf - 344.0 KB

    Não foi possível encontrar essa informação no recurso